Thursday 19 April 2018

Como é determinada a despesa de compensação das opções de compra de ações


Como calcular a despesa de compensação.


As métricas de RH ajudam a administrar empregados e orçamentos de forma eficaz.


Artigos relacionados.


1 Como calcular a responsabilidade por despesas de compensação de ações 2 Como calcular uma relação de remuneração salarial 3 Como prever salário bruto 4 Como calcular os trabalhadores & # 39; Taxas de compensação.


As despesas de compensação incluem custos de recrutamento, salários, impostos sobre salários, benefícios e bônus. Esta despesa geralmente é uma parte significativa dos custos operacionais de uma empresa, o que significa que ela afeta a lucratividade corporativa. As estruturas de compensação variam consoante o tamanho da empresa, a indústria e a descrição do trabalho. As despesas de compensação total para empregados em tempo integral podem ser maiores do que os empregados e empreiteiros a tempo parcial, em parte porque geralmente apenas os funcionários a tempo inteiro recebem benefícios.


Despesas de compensação básicas.


1. Liste as despesas de recrutamento. Estes incluem anúncios de emprego, criação de cabines em feiras de carreira, coordenação de entrevistas e realização de sessões de orientação e treinamento para novos recrutas. Se você estiver usando agências de colocação externas para preencher as ofertas de emprego, você pode incorrer em taxas e outras despesas adicionais.


2. Obter a informação salarial básica. Isso inclui pagamento bruto para empregados em tempo integral e taxas horárias, diárias ou fixas para empregados e empreiteiros a tempo parcial. Adicione o pagamento bruto das informações recentes de folha de pagamento para todos os seus funcionários.


3. Calcule as despesas fiscais de folha de pagamento, incluindo subsídios para Seguro Social, Medicare, seguro de desemprego e prémios de compensação do trabalhador. O guia do Internal Revenue Service para os impostos do empregador contém informações detalhadas sobre como calcular e reportar vários impostos sobre a folha de pagamento (consulte Recursos).


4. Calcule as despesas de benefícios. Uma empresa pode oferecer seguro médico, odontológico, seguro de vida, seguro de invalidez de longa duração e assistência para dependentes como parte do pacote de benefícios. Algumas empresas fornecem contribuições correspondentes para planos de aposentadoria, como planos 401 (k) e planos de pensão da empresa. O treinamento e a assistência à taxa de matrícula também podem ser parte dos benefícios dos empregados. Os executivos seniores podem receber benefícios adicionais, como subsídios de carro, associações de ginástica e cobertura de seguro suplementar.


5. Determine as despesas de compensação de incentivo, tais como bônus de desempenho para atingir metas de lucro e comissões para atender cotas de vendas.


6. Adicione as despesas de recrutamento, salário, folha de pagamento, benefícios e incentivos para determinar as despesas de compensação total. Para encontrar a despesa de remuneração mensal, calcule as despesas trimestrais ou anuais e divida em 3 ou 12, respectivamente.


Outras Despesas de Compensação.


1. Estimar as despesas de aluguel e equipamentos. As empresas geralmente fornecem espaço para escritório, computadores, telefones e outros equipamentos para funcionários. Embora a contabilização desses custos geralmente seja parte de alguma outra categoria de despesas operacionais, as empresas ainda precisam orçar esses custos se eles planejam abrir novas instalações ou expandir as existentes.


2. Obter a despesa total de compensação baseada em ações. As empresas públicas e as empresas em fase de arranque podem fornecer opções de compra de ações e bolsas de ações para funcionários-chave. Essas despesas de compensação não monetária reduzem o lucro líquido, mas não afetam o fluxo de caixa.


3. Use métricas para estimar despesas de compensação. Por exemplo, se os seus benefícios tiveram uma média de 20% dos salários no passado recente e sua despesa de salário é de US $ 100.000, adicione em US $ 20.000 para despesas de benefícios.


De acordo com um inquérito de novembro de 2008 sobre os custos de compensação dos EUA, a empresa de benchmarking de recursos humanos Culpepper e Associados relata que o congelamento de salários base, oferecendo menos aumentos e bônus, aumentando quotas e metas de vendas e implementando demissões são algumas das estratégias comuns para reduzir as despesas de compensação. As empresas devem se esforçar para manter o equilíbrio entre manter a lucratividade e arriscar a perda de talentos-chave, se ele for muito profundo ou pagar salários abaixo do mercado.


Referências (2)


Recursos (1)


Sobre o autor.


Com sede em Ottawa, Canadá, Chirantan Basu vem escrevendo desde 1995. Seu trabalho apareceu em várias publicações e ele realizou edição financeira em uma empresa de Wall Street. Basu é Bacharel em Engenharia da Universidade Memorial de Newfoundland, mestrado em administração de empresas da Universidade de Ottawa e detém a designação do Gestor de investimentos canadense do Instituto Canadense de Valores Mobiliários.


Créditos fotográficos.


PhotoObjects / PhotoObjects / Getty Images.


Mais artigos.


Quanto custa o seguro de compensação dos trabalhadores?


Qual porcentagem de vendas brutas deve ser uma folha de pagamento da empresa?


Como calcular o passivo por despesas de compensação de ações.


As opções de compra de ações criam uma despesa adicional para as empresas.


Artigos relacionados.


1 [Despesas de compensação] | Como calcular a despesa de compensação 2 [Opções de estoque de método de valor justo] | Opções de Opções de Método de Valor Justo 3 [Opções de ações da empresa privada] | Como entender as opções de ações da empresa privada 4 [R] | Por que as despesas de R & D não são capitalizadas?


As opções de compra de ações são oferecidas por empresas que desejam oferecer aos seus funcionários compensações e benefícios adicionais. Geralmente, os empregados têm a opção de exercer seus direitos de receber uma opção de compra de ações. Quando o fazem, o departamento de contabilidade da empresa deve devidamente contabilizar a atribuição de ações ao empregado.


Procedimento básico.


As regras relativas ao cálculo do valor de uma opção de compra de ações são determinadas pelo Conselho de Normas de Contabilidade Financeira. A Regra FAS 123 (R) afirma que as empresas devem contabilizar as opções de compra de ações exercidas, calculando o valor presente da ação, a partir da data em que o presente estoque foi concedido, reportando esse valor como uma despesa em suas demonstrações de resultados. A despesa é baseada no número de ações adquiridas. Os estoques não retomados não estão incluídos neste cálculo.


As opções de compra de ações geralmente são classificadas como patrimônio para fins fiscais. No entanto, eles podem ser classificados como passivos se satisfizerem certas condições. De acordo com as regras do Financial Accounting Standards Board, um estoque ou qualquer outro ativo baseado em ações pode ser classificado como um passivo se os termos escritos ou substantivos para a liquidação do prêmio de ações para uma liquidação em dinheiro ou uma liquidação com base em outros ativos, uma vez que as ações são cobradas. Em segundo lugar, o estoque pode ter uma provisão de recompra que permite que ele seja cobrado com base em uma chamada ou uma colocação que não seja igual ao valor justo de mercado. Em terceiro lugar, o estoque torna-se um passivo se o valor do seu prêmio se basear em condições de aquisição, em vez de valor justo de mercado. Os prêmios baseados em ações podem ser reclassificados como opções de responsabilidade se atenderem a qualquer uma dessas três condições. (Consulte a referência 2, página 2)


Cálculo de problemas.


O cálculo das despesas de compensação de ações resulta em duas questões contábeis primárias que devem ser resolvidas. Primeiro, a forma como a despesa deve ser determinada, ou seja, se é uma despesa patrimonial ou uma despesa de responsabilidade. Em segundo lugar, o período contábil para o qual a despesa será calculada e registrada deve ser determinado, uma vez que o prêmio é registrado como despesa e colocado nos livros no período contábil em que o empregado recebeu o estoque. Dois métodos principais são usados ​​para calcular o valor do estoque. O método do valor justo de mercado pode ser usado para determinar o valor da despesa de estoque no momento em que as ações são concedidas. O método do valor intrínseco, por outro lado, baseia o valor da ação no valor que excede o valor justo de mercado no momento em que o preço da opção pode ser exercido.


Alocação de despesas.


Para fins contábeis, a destinação das despesas com ações é reconhecida durante o período em que o funcionário realizou o serviço para o qual foi concedida a opção de compra de ações. Este é geralmente o tempo entre as datas de concessão e de aquisição. A data de concessão geralmente é vista como a data de início para a gravação de despesas. O valor da despesa é baseado na diferença entre o valor no momento em que a opção foi exercida versus quando foi concedida. Portanto, se uma opção de compra de ações é concedida com um valor de mercado total de US $ 50.000 e a opção é exercida quando o valor da ação é de US $ 60.000, a despesa seria de US $ 10.000, se calculada usando o método do valor intrínseco. Outros métodos de preços mais complicados são por vezes empregados.


Referências (5)


Sobre o autor.


Jared Lewis é professor de história, filosofia e humanidades. Ele ensinou vários cursos nestes campos desde 2001. Um ex-consultor financeiro licenciado, ele agora trabalha como escritor e publicou numerosos artigos sobre educação e negócios. Ele possui um diploma de bacharel na história, um mestrado em teologia e completou o trabalho de doutorado na história americana.


Créditos fotográficos.


Thinkstock / Comstock / Getty Images.


Mais artigos.


[Opções de ações do empregado] | Compreendendo as opções de ações do empregado.


[Direitos de agradecimento de estoque] | Contabilização de direitos de agradecimento de estoque.


[Opções de estoque] | Opções de ações de incentivo e o IRS.


[Diferença de impostos] | Diferença de imposto entre ESO e ISO.


FASB, Financial Accounting Standards Board.


Resumo da Declaração nº 123.


Contabilização da Compensação Baseada em Ações (Emitido em 10/95)


Esta Declaração também se aplica a transações em que uma entidade emita seus instrumentos patrimoniais para adquirir bens ou serviços de não empregados. Essas transações devem ser contabilizadas com base no valor justo da contraprestação recebida ou do valor justo dos instrumentos patrimoniais emitidos, o que for mais confiável mensurável.


Contabilização de Prêmios de Compensação Baseada em Ações para Empregados.


Esta Declaração define um método baseado no valor justo para a contabilização de uma opção de compra de ações de funcionários ou instrumento de patrimônio similar e encoraja todas as entidades a adotar esse método de contabilidade para todos os planos de remuneração de ações de seus empregados. No entanto, também permite que uma entidade continue a medir o custo de compensação para esses planos usando o método de contabilidade baseado no valor intrínseco prescrito pelo parecer nº 25 da APB, Contabilização de estoque emitido para empregados. O método baseado no valor justo é preferível ao método Opinion 25 para justificar uma alteração no princípio da contabilidade segundo o parecer nº 20 do APB, Alterações contábeis. As entidades que decidem permanecer com a contabilidade na Opinião 25 devem fazer divulgações pro forma do lucro líquido e, se apresentadas, lucro por ação, como se o método de contabilização baseado no valor justo definido nesta Declaração tivesse sido aplicado.


De acordo com o método baseado no valor justo, o custo de remuneração é mensurado na data de concessão com base no valor do prêmio e é reconhecido ao longo do período de serviço, que geralmente é o período de aquisição. De acordo com o método do valor intrínseco, o custo de compensação é o excesso, se houver, do preço de mercado cotado do estoque na data de outorga ou outra data de mensuração sobre o valor que um empregado deve pagar para adquirir o estoque. A maioria dos planos fixos de opções de ações - o tipo mais comum de plano de compensação de ações - não tem valor intrínseco na data de concessão e, na Opinião 25, nenhum custo de compensação é reconhecido por eles. O custo de compensação é reconhecido para outros tipos de planos de remuneração baseados em ações na Opinião 25, incluindo planos com características variáveis, geralmente baseadas em desempenho.


Prêmios de remuneração de ações exigidos para serem liquidados pela emissão de instrumentos de capital.


Para as opções de compra de ações, o valor justo é determinado usando um modelo de preço de opção que leva em consideração o preço da ação na data de outorga, o preço de exercício, a vida esperada da opção, a volatilidade do estoque subjacente e os dividendos esperados nela, e a taxa de juros livre de risco durante a vida esperada da opção. As entidades não públicas são permitidas para excluir o fator de volatilidade na estimativa do valor de suas opções de compra de ações, o que resulta em medição no valor mínimo. O valor justo de uma opção estimada na data de outorga não é posteriormente ajustado por mudanças no preço do estoque subjacente ou sua volatilidade, a vida da opção, dividendos no estoque ou a taxa de juros livre de risco.


O valor justo de uma ação do estoque não vendido (geralmente referido como estoque restrito) atribuído a um empregado é mensurado ao preço de mercado de uma ação de uma ação não restrita na data da concessão, a menos que uma restrição seja imposta após o empregado ter adquirido direito a ele, caso em que o valor justo é estimado tendo em conta essa restrição.


Planos de compra de ações para funcionários.


Um plano de compra de ações do empregado que permite aos empregados comprar ações com desconto no preço de mercado não é compensatório se satisfizer três condições: (a) o desconto é relativamente pequeno (5% ou menos satisfaz esta condição automaticamente, embora em alguns casos seja maior O desconto também pode ser justificado como não compensatório), (b) substancialmente todos os funcionários a tempo inteiro podem participar de forma equitativa, e (c) o plano não incorpora recursos de opção, como permitir que o empregado compre o estoque com desconto fixo do Menor preço de mercado na data de concessão ou data de compra.


Prêmios de compensação de ações exigidos para serem liquidados pagando dinheiro.


Alguns planos de remuneração com base em ações exigem que o empregador pague um empregado, na demanda ou em uma data especificada, um valor em dinheiro determinado pelo aumento no preço das ações do empregador a partir de um nível especificado. A entidade deve medir o custo de compensação desse prêmio no valor das mudanças no preço das ações nos períodos em que as mudanças ocorrem.


Esta Declaração exige que as demonstrações financeiras de um empregador incluam certas divulgações sobre os arranjos de remuneração dos empregados baseados em ações, independentemente do método usado para contabilizá-los.


Os valores pro forma que devem ser divulgados por um empregador que continuem aplicando as disposições contábeis do parecer 25 refletem a diferença entre o custo de remuneração, se houver, incluído no lucro líquido e o custo relacionado, medido pelo método baseado no valor justo definido neste Declaração, incluindo efeitos fiscais, se houver, que teria sido reconhecido na demonstração do resultado se o método baseado no valor justo tivesse sido usado. Os valores pro forma necessários não refletirão quaisquer outros ajustes no lucro líquido reportado ou, se apresentado, lucro por ação.


Data E Transição Efetiva.


Os requisitos contábeis desta Declaração são efetivos para as transações realizadas nos exercícios fiscais que começam após 15 de dezembro de 1995, embora possam ser adotadas na emissão.


Os requisitos de divulgação desta Declaração são efetivos para demonstrações contábeis para exercícios iniciados após 15 de dezembro de 1995 ou para um ano fiscal anterior para o qual esta Declaração foi adotada inicialmente para reconhecer o custo de compensação. As divulgações pro forma exigidas para as entidades que optarem por continuar a medir o custo de compensação usando o parecer 25 devem incluir os efeitos de todos os prêmios concedidos nos exercícios fiscais que começam após 15 de dezembro de 1994. Divulgações pro forma para prêmios concedidos no primeiro ano fiscal que começa após dezembro 15, 1994, não precisam ser incluídos nas demonstrações financeiras desse exercício, mas devem ser apresentados subseqüentemente sempre que as demonstrações financeiras desse exercício são apresentadas para fins comparativos com demonstrações financeiras para um exercício posterior.


FASB, Financial Accounting Standards Board.


Resumo da Declaração nº 123.


Contabilização da Compensação Baseada em Ações (Emitido em 10/95)


Esta Declaração também se aplica a transações em que uma entidade emita seus instrumentos patrimoniais para adquirir bens ou serviços de não empregados. Essas transações devem ser contabilizadas com base no valor justo da contraprestação recebida ou do valor justo dos instrumentos patrimoniais emitidos, o que for mais confiável mensurável.


Contabilização de Prêmios de Compensação Baseada em Ações para Empregados.


Esta Declaração define um método baseado no valor justo para a contabilização de uma opção de compra de ações de funcionários ou instrumento de patrimônio similar e encoraja todas as entidades a adotar esse método de contabilidade para todos os planos de remuneração de ações de seus empregados. No entanto, também permite que uma entidade continue a medir o custo de compensação para esses planos usando o método de contabilidade baseado no valor intrínseco prescrito pelo parecer nº 25 da APB, Contabilização de estoque emitido para empregados. O método baseado no valor justo é preferível ao método Opinion 25 para justificar uma alteração no princípio da contabilidade segundo o parecer nº 20 do APB, Alterações contábeis. As entidades que decidem permanecer com a contabilidade na Opinião 25 devem fazer divulgações pro forma do lucro líquido e, se apresentadas, lucro por ação, como se o método de contabilização baseado no valor justo definido nesta Declaração tivesse sido aplicado.


De acordo com o método baseado no valor justo, o custo de remuneração é mensurado na data de concessão com base no valor do prêmio e é reconhecido ao longo do período de serviço, que geralmente é o período de aquisição. De acordo com o método do valor intrínseco, o custo de compensação é o excesso, se houver, do preço de mercado cotado do estoque na data de outorga ou outra data de mensuração sobre o valor que um empregado deve pagar para adquirir o estoque. A maioria dos planos fixos de opções de ações - o tipo mais comum de plano de compensação de ações - não tem valor intrínseco na data de concessão e, na Opinião 25, nenhum custo de compensação é reconhecido por eles. O custo de compensação é reconhecido para outros tipos de planos de remuneração baseados em ações na Opinião 25, incluindo planos com características variáveis, geralmente baseadas em desempenho.


Prêmios de remuneração de ações exigidos para serem liquidados pela emissão de instrumentos de capital.


Para as opções de compra de ações, o valor justo é determinado usando um modelo de preço de opção que leva em consideração o preço da ação na data de outorga, o preço de exercício, a vida esperada da opção, a volatilidade do estoque subjacente e os dividendos esperados nela, e a taxa de juros livre de risco durante a vida esperada da opção. As entidades não públicas são permitidas para excluir o fator de volatilidade na estimativa do valor de suas opções de compra de ações, o que resulta em medição no valor mínimo. O valor justo de uma opção estimada na data de outorga não é posteriormente ajustado por mudanças no preço do estoque subjacente ou sua volatilidade, a vida da opção, dividendos no estoque ou a taxa de juros livre de risco.


O valor justo de uma ação do estoque não vendido (geralmente referido como estoque restrito) atribuído a um empregado é mensurado ao preço de mercado de uma ação de uma ação não restrita na data da concessão, a menos que uma restrição seja imposta após o empregado ter adquirido direito a ele, caso em que o valor justo é estimado tendo em conta essa restrição.


Planos de compra de ações para funcionários.


Um plano de compra de ações do empregado que permite aos empregados comprar ações com desconto no preço de mercado não é compensatório se satisfizer três condições: (a) o desconto é relativamente pequeno (5% ou menos satisfaz esta condição automaticamente, embora em alguns casos seja maior O desconto também pode ser justificado como não compensatório), (b) substancialmente todos os funcionários a tempo inteiro podem participar de forma equitativa, e (c) o plano não incorpora recursos de opção, como permitir que o empregado compre o estoque com desconto fixo do Menor preço de mercado na data de concessão ou data de compra.


Prêmios de compensação de ações exigidos para serem liquidados pagando dinheiro.


Alguns planos de remuneração com base em ações exigem que o empregador pague um empregado, na demanda ou em uma data especificada, um valor em dinheiro determinado pelo aumento no preço das ações do empregador a partir de um nível especificado. A entidade deve medir o custo de compensação desse prêmio no valor das mudanças no preço das ações nos períodos em que as mudanças ocorrem.


Esta Declaração exige que as demonstrações financeiras de um empregador incluam certas divulgações sobre os arranjos de remuneração dos empregados baseados em ações, independentemente do método usado para contabilizá-los.


Os valores pro forma que devem ser divulgados por um empregador que continuem aplicando as disposições contábeis do parecer 25 refletem a diferença entre o custo de remuneração, se houver, incluído no lucro líquido e o custo relacionado, medido pelo método baseado no valor justo definido neste Declaração, incluindo efeitos fiscais, se houver, que teria sido reconhecido na demonstração do resultado se o método baseado no valor justo tivesse sido usado. Os valores pro forma necessários não refletirão quaisquer outros ajustes no lucro líquido reportado ou, se apresentado, lucro por ação.


Data E Transição Efetiva.


Os requisitos contábeis desta Declaração são efetivos para as transações realizadas nos exercícios fiscais que começam após 15 de dezembro de 1995, embora possam ser adotadas na emissão.


Os requisitos de divulgação desta Declaração são efetivos para demonstrações contábeis para exercícios iniciados após 15 de dezembro de 1995 ou para um ano fiscal anterior para o qual esta Declaração foi adotada inicialmente para reconhecer o custo de compensação. As divulgações pro forma exigidas para as entidades que optarem por continuar a medir o custo de compensação usando o parecer 25 devem incluir os efeitos de todos os prêmios concedidos nos exercícios fiscais que começam após 15 de dezembro de 1994. Divulgações pro forma para prêmios concedidos no primeiro ano fiscal que começa após dezembro 15, 1994, não precisam ser incluídos nas demonstrações financeiras desse exercício, mas devem ser apresentados subseqüentemente sempre que as demonstrações financeiras desse exercício são apresentadas para fins comparativos com demonstrações financeiras para um exercício posterior.


Imposto, Contabilidade e Startups.


Atribuição de Despesas para Opções de Estoque com Vencimento Graduado.


& lsquo; Atribuição de despesa & rsquo; significa amortização de despesas.


Em & lsquo; Cliff vesting & rsquo; uma certa percentagem é cobrada periodicamente após um período inicial, vulgarmente conhecido como o período do penhasco. Em & lsquo; Graded Vesting & rsquo ;, os funcionários recebem uma certa porcentagem de seus benefícios acumulados em etapas, sem qualquer período de penhasco inicial.


O valor justo das opções de compra de ações é determinado usando o modelo de precificação da opção Black-Scholes.


FASB Accounting Standards Codification Topic 718 (anteriormente FAS 123R), Compensação-estoque de Compensação, permite que, uma vez que a despesa é determinada, deve ser amortizado usando abordagem de Atribuição Múltipla ou Única como:


Dr. Despesa de compensação de estoque.


Cr. Contributed Surplus / Additional Pay-In Capital.


Uma abordagem de atribuição única é uma abordagem de linha reta que leva a despesa total de compensação de ações para a concessão total e divide-a uniformemente da data de concessão até a data final de aquisição.


Uma grande desvantagem desta abordagem é que não leva em consideração a data de início das aquisições. Na maioria das novas startups, a aquisição prevê data de concessão. A maioria dos empregados ganha uma certa porcentagem na data de sua contratação, enquanto que a aprovação do conselho da bolsa ocorre em uma data futura. Nesse caso, usando uma abordagem de atribuição única, resultará em um período mais curto de despesa em comparação com outros períodos.


Em uma abordagem de Atribuição Múltipla, enquanto a despesa em cada parcela (grupo de prêmios com os mesmos recursos) é linear, as despesas são carregadas de frente nos primeiros anos, o que resulta em uma amortização acelerada durante esses primeiros anos.


Exemplo de Opção Única versus Múltipla Abordagem de Atribuição.


Assuma uma concessão de 400 opções de compra de ações com valor justo de US $ 5, determinadas usando o modelo Black-Scholes. As opções são cobradas anualmente durante um período de serviço de 4 anos.


Em uma abordagem de atribuição única, a despesa é reconhecida linearmente, isto é, há um reconhecimento de despesas de US $ 500 (US $ 2.000 / 4) uniformemente em 4 anos.


Considerando que, uma abordagem de Atribuição Múltipla aborda despesas de carga nos anos iniciais da seguinte forma:


O quadro acima mostra a porcentagem da despesa de compensação reconhecida anualmente quando um prêmio tem um período de aquisição de 4 anos e é dividido em quatro fracções separadas.


Determinar qual método é apropriado para uma empresa depende dos atributos da concessão. O gerenciamento da empresa deve tomar uma decisão política e aplicar o método consistentemente aos prêmios com características semelhantes.


Sobre o autor.


Arushi Bhandari é um MBA e um CPA licenciado no estado da Califórnia. Ela ajudou várias startups do Silicon Valley em diferentes estágios com suas questões contábeis e relacionadas a impostos. As suas publicações eBooks - STARTUP Financiamento, Equidade e Imposto e Introdução à Compensação de Equidade estão disponíveis no Apple iBookstore, Amazon Kindle e Google Play. Ela mantém um blog público no startuptaxaccounting, especialmente destinado a startups, e convidado blogueou em diferentes plataformas de inicialização, como The Startup Garage e Belmont Aquisições.


AVISO DE RESPONSABILIDADE: A informação fornecida destina-se a educar os leitores e uma resposta mais definida deve ser baseada em uma consulta com um advogado ou CPA. Não deve ser invocado como aconselhamento jurídico porque a informação pode estar incompleta e as respostas podem mudar de acordo com as circunstâncias e se todos os fatos fossem conhecidos.

No comments:

Post a Comment